17/04/2015 09:45
Por: Portal SECOVIRIO - 20/03/2015

Lançamento do Perfil Nacional repercute no Congresso Nacional

Uma radiografia completa das atividades que compõem o final da cadeia da habitação no Brasil. Essa é a proposta do Perfil Nacional – Comércio e Serviços Imobiliários, publicação que o Secovi Rio lançou nesta terça-feira (17) em uma solenidade no Salão Nobre do Congresso Nacional, em Brasília. O evento foi realizado a convite da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços.

O material apresenta uma análise do cenário nacional, com dados do setor imobiliário, além de indicadores econômicos e comparação dos números da habitação no Brasil e no mundo. Assim, o leitor poderá ter uma visão geral sobre todo o rol de serviços empregados depois que um imóvel está pronto, como administração de condomínios e manutenção predial.

“Um estudo de uma instituição norteamericana aponta que 75% dos desembolsos com um imóvel estão concentrados nessa fase, isto é, sua vida útil”, afirmou o presidente do Secovi Rio e coordenador da Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários, Pedro Wähmann.

Ele discursou diante de um público formado por parlamentares, agentes públicos e representantes do setor. Para Wähmann, a iniciativa de sistematizar dados estratégicos revela o protagonismo do segmento na busca por iniciativas públicas e privadas em prol do desenvolvimento da atividade.

Wähmann aproveitou o evento para defender uma tributação mais amigável para pessoas que desejam investir em imóveis para locação como estratégia para diminuir o déficit habitacional no país. Hoje, os domicílios locados representam 18% do total, número menor que em nações como Alemanha (57%), Japão (37%), Estados Unidos (32%), Reino Unido (29%).

“Dizem que o sonho de todo brasileiro é a casa própria, mas nós acreditamos que o sonho da moradia digna deve ser ainda maior”, afirmou.

Presente no evento, o deputado federal Augusto Coutinho (SD-PE) ressaltou a importância de balizar a elaboração de políticas públicas a partir de dados concretos sobre a atividade imobiliária. “É fundamental que o setor se faça representar”, avaliou o parlamentar.
Convênio para potencializar divulgação

Impressionado com a qualidade do trabalho, o deputado Julio Lopes (PP-RJ), que preside a Comissão de Desenvolvimento Urbano na Câmara (CDU), avaliou que a publicação “deve ajudar agentes públicos a compreender melhor o setor o discutir cada tema com maior profundidade”.

“O resultado do trabalho é tão perfeito e detalhado que considerei fundamental um convênio entre a CDU e o Secovi Rio, de forma que possamos divulgar esses dados por meio de projetos e ações da Comissão”, anunciou Lopes.

Diante da repercussão que o material vem recebendo, o Secovi Rio já estuda o lançamento de uma nova edição do Perfil Nacional em dois anos. A publicação deve trazer novos indicadores sobre a atividade, além de atualizações de dados socioeconômicos.

O Perfil Nacional é uma realização do Secovi Rio, com apoio dos Secovis estaduais, da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi), Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (Aabic), Associação do Portal de Imóveis dos Secovis do Brasil (Chave Fácil) e Associação dos Administradores de Imóveis do Ceará (Aadic). Também integram esse rol as empresas Apsa, ML Administradora, Porto Seguro e Zirtaeb.

Confira aqui a publicação.

(Secovi Rio)

| veja mais | | voltar |
Rua da Paz , nº 1054 | CEP: 79020-250
Telefone: 55 (67) 3326 - 5203 | Campo Grande - MS
secovi-ms@secovi-ms.com.br
 Developed by